Acontece

  • 24/11/15 -
  • 16:15
  • Indaiá investe em nova unidade de produção para consolidar a liderança no mercado de Águas Minerais no Brasil

A nova unidade da Indaiá ocupa uma área 30 mil metros quadrados. Fica numa reserva ambiental de 62 hectares (62 mil m²) no município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, e tem capacidade instalada de envasar 50 milhões de litros/mês de água, refrigerantes e bebidas de frutas.

A direção da empresa optou por importar da Alemanha toda a tecnologia usada na linha de produção para o invase e, assim, a filial Horizonte nasce como a mais moderna do segmento de bebidas frias no Brasil.

O investimento realizado no município de Horizonte traz benefícios que vão além da arrecadação de impostos. A Indaiá priorizou a formação de mão de obra local. Já no início da operação foram gerados empregos diretos. Com o funcionamento pleno da unidade, o número de vagas na própria empresa chegará a 500. Uma parceria entra a Indaiá e a Prefeitura Municipal de Horizonte facilita o recrutamento e a capacitação da mão de obra que é feita em 3 etapas: Teoria sobre os equipamentos e processos;
Treinamento prático em filiais Indaiá de outros Estados (Paraíba, Bahia e São Paulo) e Treinamento prático na montagem e instalação dos equipamentos.
Trabalhadores que moram em cidades vizinhas também serão beneficiados e para facilitar o acesso deles à fábrica, serão disponibilizadas rotas de ônibus exclusivas para os funcionários da Indaiá.

Segundo o Superintendente da Indaiá, Antonio Vidal, há outros investimentos previstos para a expansão da empresa, no Brasil. “Acreditamos no crescimento do país, no crescimento especificamente do nosso mercado de atuação e estamos fazendo grandes investimentos para aumentar a capacidade fabril e, consequentemente, atender melhor a demanda do mercado”, assegura Vidal.

Boas práticas

Toda a tecnologia empregada na Indaiá Horizonte respeita as boas práticas de produção, seguindo padrões internacionais. Os equipamentos foram escolhidos de acordo com a diretriz de Respeito ao Meio Ambiente. Seguindo a tendência do mercado de envase de água mineral e refrigerantes, a nova planta da Indaiá adquiriu equipamentos alemães e 100% automatizados, que vão garantir qualidade e, principalmente, a pureza da água que será extraída de quatro (4) fontes batizadas com nomes de pedras preciosas: Rubi, Esmeralda, Turmalina e Topázio.

A fábrica foi projetada pensando em elevada produtividade e baixo índice de perdas. Para tanto, serão empregadas as mais modernas tecnologias de sopro e envase, com equipamento que possui lâmpadas de infravermelho, com baixa potência e alta capacidade de aquecimento e com sistema de reutilização do ar. Com isso, haverá redução das perdas de matérias primas e produtos; redução do consumo de energia e redução dos tempos de suprimento das linhas.

A nova planta também proporciona ganhos na logística de carregamento e descarregamento de materiais e produtos, por meio de melhorias obtidas com o layout da fábrica e galpões, além de proporcionar estoques reduzidos de matéria prima e produto acabado.

Mais ações de Respeito e Proteção ao Meio Ambiente

A fábrica da Indaiá Horizonte, como dito, ocupa uma área total de 620 mil metros quadrados. Mais de 75% do terreno serão mantidos como área de proteção ambiental, garantindo a preservação da matéria prima principal da fábrica, a água mineral natural.

A Indaiá também vai realizar a recomposição da mata ciliar na área de 1.325 m de um canal de drenagem que corta o terreno. Com a reutilização da água, serão recuperados 79 mil metros quadrados de área.

Dentro da área de proteção, no terreno da Indaiá será implementada uma trilha ecológica, que será utilizada nas visitas guiadas que serão realizadas com os visitantes, principalmente, alunos de colégios da região.

Pilares da Indaiá Horizonte

Respeito ao meio ambiente;
Geração de empregos, arrecadação;
Pureza e qualidade da área;
Grande porte da área (62 hectares);
Orgulho cearense; Força da marca.

Resumo Geral – Filial Horizonte da Indaiá

Área da Reserva Ambiental: 62 hectares (62 mil m²)

Área da planta industrial: 30 mil m²

Equipamentos:

Sopradora com lâmpadas de Infravermelho, com baixa potência e alta capacidade de aquecimento e com sistema de reutilização de ar de alta pressão.
Carbo proporcionador com medição em linha de temperatura, CO2 e Brix.
Enchedora Isovolumétricas com medidor de vazão individual por válvula.
Sistema de Inspeção automática para nível, de ausência de tampas e Rótulos.
Rotuladora e Empacotadora automatizados de alta confiabilidade, conferindo ao processo a redução do consumo de matérias prima (rótulo, filmes e adesivo).
Paletizador automático com robô posicionador.
Linha de envase automáticas para 2,5 / 5,0 / 10 Litros PET e 20 Litros Policarbonato de fornecedores conceituados do Mercosul.
Sopradora de Embalagens PET para 2,5 / 5,0 / 10 Litros.